Como monitorar dispositivos UNIFI UBIQUITI no zabbix – Parte 2 – Introdução

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia!
William Edwards Deming

Em informática, uma das áreas mais importantes e que muitas vezes é deixada de lado é o monitoramento do ambiente. É muito comum profissionais gastarem milhares de horas implantando hardware e software e disponibilizando pouco ou nenhum tempo para monitorar estas implantações. Afinal projeto entregue, vamos para o próximo. E em quase 100% dos casos algo que não se pensa é que é preciso monitorar estes sistemas.

Em ambientes pequenos que não dispõem de servidores dedicados isto é de certa forma “aceitável”. Porém, a partir do momento em que você possui um servidor dedicado isto já se torna inaceitável. Monitorar não é só gerar gráficos ou tabelas bonitinhas para exibição.

Monitoramento é uma ferramenta indispensável para acompanhar o ciclo de vida de um equipamento, software ou serviço. Através do monitoramento, você é capaz de antecipar problemas e/ou reagir proativamente muitas vezes bem antes da área usuária se dar conta de que está ocorrendo um problema. Também te ajuda a planejar estratégias de crescimento ou renovação de equipamentos.

Vindo da área industrial, consigo ter a visão de que monitoramento é parte do processo de implantação de qualquer solução ou serviço, afinal, uma máquina parada poderia representar milhões de dólares em prejuízo. Trazer esta visão para o ambiente de TI já é um pouco mais complicado, pois, temos a cultura das falhas aceitáveis introduzidas com o advento do Windows. Onde, se uma solução é boa o suficiente ainda que com falhas, ela será vendida e as falhas serão corrigidas posteriormente ao lançamento do produto. Portanto, monitoramento é muitas vezes negligenciado em prol dos prazos cada vez mais apertados das áreas de negócios das empresas.

Felizmente, este quadro vem mudando, mas, ainda não com a velocidade que deveria. Se na indústria tínhamos que criar redes dedicadas para comunicar com os equipamentos em dispositivos/ conversores caríssimos, através de protocolos na maioria das vezes proprietários. Redes estas bem caras de implantar e em geral bem pouco flexíveis, em TI temos a vantagem de usar redes ETHERNET para praticamente tudo. E podemos monitorar equipamentos que se liguem a redes TCP/IP através de alguns protocolos abertos, porém, não menos eficientes, e em especial o SNMP,
(Simple Network Management Protocol ou Protocolo Simples de Gerenciamento de Redes).

Este protocolo é utilizado para consultar uma espécie de tabela de informações chamada OIDs (Object Identifiers) e através das
MIB (Management Information Base ou Bases de Gerenciamento de Informação), algum sistema de gerenciamento de rede, poderá interpretar estas informações e exibí-las em forma de números, textos, gráficos, tabelas etc. Existem atualmente 3 versões deste protocolo chamadas de: V1, V2C e V3. Sendo a versão 3 voltada para sistemas em que a segurança da informação coletada é requisito inegociável.

Existem centenas de sistemas de monitoramento, entre eles MRTG, PRTG, CACTI, Nagios etc, pagos e gratuitos, sendo o Zabbix um dos melhores gratuitos. Veja aqui um comparativo entre eles

O Zabbix é capaz de trabalhar com o protocolo SNMP (entre outros) para consultar informações em dispositivos que disponibilizam este protocolo. E uma das vantagens é que você pode tanto criar seus próprios templates como baixar templates prontos do repositório do Zabbix-Share. Porém, fazer seus próprios templates não tem preço. Além de aprender sobre como dispositivos se comunicam , você vai passar a entender mais profundamente sobre o equipamento que está sendo monitorado,

Neste caso, precisei aprender bastante sobre o funcionamento dos dispositivos UNIFI para conseguir monitorá-los e foi uma experiência bem recompensadora. Que agora divido com vocês.

Gostaram do texto?
Deixe aqui seu comentário ou sugestão.

Deixe uma resposta