Destrinchando o SNMP – 1 – Mibbrowser

O quê é SNMP?

SNMP é o acrônimo para Simple Network Management Protocol (Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede).

SNMP é um poderoso protocolo de monitoramento que utiliza poucos recursos dos dispositivos em quem ele é disponibilizado. O SNMP está disponível em praticamente qualquer dispositivo eletrônico que tenha uma conexão de rede Ethernet.

O SNMP é um protocolo que pode ser lido por vários softwares de monitoramento incluindo Zabbix, PRTG, MRTG, entre outros. Você pode ver uma lista comparativa clicando aqui.

O SNMP possui atualmente 3 versões chamadas de: V1, V2C e V3. Sendo a versão 3 voltada para sistemas em que a segurança da informação coletada é requisito inegociável.

Como funciona?

O SNMP utiliza uma espécie de tabela de informações chamadas OIDs, onde cada uma das informações que o SNMP coleta ficam armazenadas. A princípio, estas informações são números e você pode usar a linha de comando do linux com o snpmwalk para consultar estas tabelas.

Usando a sintaxe abaixo você verá algo semelhante a tela seguinte:

snmpwalk -protocolo -c (nomedacomunidade) ipdodispositivo

Mas, vamos concordar que este não é o jeito mais simples de visualizar as informações contidas na resposta do comando.

Então vou facilitar as coisas para você e apresentá-lo ao programa ireasoning mibbrowser. Existem alguns outros programas e vários deles são gratuitos que fazem o mesmo. Mas, o mibbrowser é o mais simples de todos para quem nunca trabalhou com snmp antes.

Clique aqui para baixar o free mibbrowser da ireasoning. A instalação é o velho padrão Next, Next, finish.

Uma vez instalado você verá uma tela semelhante a tela abaixo:

É importante que o dispositivo a ser monitorado esteja com o protocolo SNMP ativo e configurado com a community correta para acesso. Preencha o campo “Address com o IP do dispositivo e clique em advanced para prencher a community e selecionar a versão do protocolo. No nosso caso a versão 2. Para fins de exemplo, usarei a community “public” para acessar o dispositivo que eu desejo consultar.

Clique em OK e em Operations selecione a Opção “Walk” em seguida clique em “GO” e você verá uma tela parecida com a tela abaixo;

A princípio, é bem complicado entender qual é o valor que cada OID está exibindo. E é aqui que entra a importância das MIBs, que servirão para traduzir as OIDs de forma que possamos entender a informação que estamos lendo. E neste quesito o mibbrowser é extremamente simples. Em sua versão free, podemos carregar até 10 MIBs no programa, o que será mais do que suficiente para a grande maioria das necessidades.

Para exibir os módulos pré-carregados, basta acessar o menu “File/MIB Modules”.

Uma pequena pesquisa no google e usando como parâmetro a OID 1.3.6.1.4.1.674.11000 , chegamos na página circitor.fr, que é um bom ponto de partida para pesquisar MIBs. Onde descobri que este é um Storage Dell.

Para carregar a MIB basta entrar em “File/Load MIBs” e selecionar o arquivo baixado. Uma vez carregada a mib, você conseguirá ver abaixo da árvore private, a estrutura da dell como exemplificado na figura.

Então, agora vou demonstrar a diferença sem a MIB e com a MIB carregada.

Sem MIB
Com MIB

Não ficou bem mais simples de entender?

Gostaram do artigo?

Deixe uma crítica, comentário ou dúvida!

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta