São precisamente as perguntas para as quais não existem respostas que marcam os limites das possibilidades humanas e que traçam as fronteiras da nossa existência.
Milan Kundera
Tive algumas necessidades esta semana que me fizeram refletir: Quantas vezes você não precisou saber, por exemplo, se a quantidade de núcleos de determinada máquina está coerente com a demanda por ela exigida? Ou, qual é velocidade média do clock do processador de determinado servidor?
Algumas opções conseguimos via o próprio agente Zabbix, outras conseguiremos com a consulta diretamente aos contadores de performance.
Enfim, longe de querer esgotar o assunto, quero apenas dar uma introdução ou um caminho para você que acabou de instalar o seu Zabbix, está coletando os dados, mas, ainda não está do jeito que você gostaria que estivesse ou você não sabe muito bem o que fazer.
Devemos ter em mente que o foco do Zabbix é monitoramento e não inventário, e em monitoramento o Zabbix é excelente. Já para inventário existem outros softwares extremamente mais eficientes e/ou melhores que o Zabbix.
Mas, e se precisarmos de algumas destas informações de inventário para cruzar dados e analisar em um único painel relações entre alterações de hardware e aumento ou queda na performance de determinado sistema que está sendo monitorado?
Usaremos para isto o agente Zabbix.
Clicando aqui você consegue ver uma lista compilada de todos parâmetros disponíveis no agente Zabbix disponíveis por versão de sistema operacional.
O primeiro ítem que vou apresentar está disponível no agente zabbix tanto para windows quanto para linux. Este ítem mede a quantidade de cores ou núcleos lógicos ou físicos de processamento disponíveis em determinada máquina virtual ou física.
Abaixo é a sintaxe deste comando:
system.cpu.num[online]
Vamos testar via linha de comando e ver como funciona.
#zabbix_get -s 10.8.1.4 -p 10052 -k system.cpu.num[online]
O número retornado por esta chamada é a quantidade de processadores lógicos disponíveis no host 10.8.1.4
Como criar este ítem?
Abaixo um exemplo de como criar um novo ítem para coletar este valor.
A partir deste ponto você poderá criar triggers baseadas em alterações feitas na quantidade de núcleos da máquina e disparar alertas e/ou emails.
Gostaram do artigo?
Comentem ou perguntem e nos vemos no próximo!